Return to site

O que pode ser Chiado no Ouvido e como tratar

O incomodo no ouvido, muito famoso como tinnitus, é uma captação auditiva incômoda que pode nascer na forma de chiados, apitos, cigarra, cliques ou estalos, barulhos que algumas vezes se apresentam leves, ouvidos apenas durante a quietude, ou serem intensivos a ponto de incomodar durante todo o dia.

Podende afetar por volta de quinze% das pessoas ao longo da vida, ficando mais frequente com o decorrer dos anos, sendo comum em pessoas com mais idade, e é causada, principalmente, por lesões na parte interior do ouvido, justamente devido a situações como sons altos, traumatismos na cabeça,infecções do ouvido, intoxicação por remédios entre outras.

O apito no ouvido pode ter cura, a depender da sua origem. No entanto, não há uma receita concreta para tratar o problema, recomendamos um tratamento que envolve o uso de aparelhos auditivos, terapias de som, melhoras no sono, alimentação e técnicas de relaxamento.

O que causa o apito no ouvido?

As principais razões que levam ao aparecimento de zumbido no ouvido são relacionadas à perda da audição, tal pela a corrupção das células sensoriais do ouvido, localizadas na cóclea, assim como por condições que alteram a condução do som, podendo ser originados por:

Exposição a ruídos intensos;

Escutar música alta frequentemente, especialmente com fones de ouvido;

Envelhecimento;

Tampão de cerume nos ouvidos.

Outras causas podem ser:

Uso de medicamentos tóxicos para o ouvido como por exemplo antibióticos, anti-inflamatórios, AAS, diuréticos e quimioterápicos;

Inflamações no ouvido, como por exemplo na labirintite, e nestes processos é comum haver tontura.

Distúrbios no metabolismo, como alterações da glicemia, colesterol ou pressão alta;

Distúrbios de hormônio, como aumento dos hormônios tireoideanos;

Alterações na articulação temporomandibular (ATM);

Causas psicogênicas, como depressão e ansiedade.

Além disto, o barulho no ouvido também pode ser provocado por alterações nas estruturas ao redor dos ouvidos, que englobam situações.

Como posso confirmar

Para saber a causa do chiado no ouvido, o médico irá avaliar os sintomas apresentados, como o tipo de barulho, quando aparece, o tempo que dura e os sintomas relacionadso, que podem incluir desiquilíbrio, tontura ou palpitações, por exemplo.

Em seguida, o especialista deverá fazer a observação dentro dos ouvidos, mandíbula e vasos sanguíneos da região. Além disso, poderá ser importante fazer exames de imagem chamada de tomografia computadorizada ou ressonância magnética, que poderão identificar de maneira segura alterações cerebrais ou na estrutura dos ouvidos.

Veja sobre: zumbido no ouvido

Como ocorre o tratamento

Para tratar o barulho no ouvido é imprescindível conhecer o motivo do zumbido. Algumas vezes, o tratamento é fácil, podendo ser apenas a eliminação de cera pelo especialista de saúde, a utilização de antibióticos para cuidar de uma a infeção ou uma operação para tratar defeitos no ouvido.

No entanto, em alguns casos, o tratamento é demorado e um pouco complicado, podendo necessitar de um conjunto de terapias que podem ajudar a aliviar os sintomas ou a diminuir a percepção do zumbido.

Certas alternativas contém:

Usar aparelhos auditivos para recuperar a diminuição de audição. Veja quando é necessário usar aparelhos auditivos;

Terapia de som, emite ruídos brancos através de aparelhos sonoros, que ajudam a diminuir a percepção do chiado;

Uso de ansiolíticos ou antidepressivos para controlar a ansiedade;

Uso de remédios vasodilatadores, como betaístina e pentoxifilina, que podem ajudar a melhorar a circulação sanguínea do ouvido e diminuir o barulho;

Recomendamos manter um hábito de vida saudável e não consumir substâncias desencadeantes, como cafeína, álcool, fumar, café e edulcorantes artificiais.

Também funcionam, terapias alternativas como acupuntura, musicoterapia ou técnicas de relaxamento, podem ser eficazes ferramentas para amenizar a sensação de apito.

Veja sobre: zumbido no ouvido